BEM VINDOS!

BEM VINDOS AO
FESTIVAL DE ATIBAIA INTERNACIONAL DO AUDIOVISUAL

O Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual chega à sexta edição consolidando e evidenciando o crescimento e a valorização da área cinematográfica em nosso município. A crescente participação de produtores e também do público que vem prestigiar o Festival de Atibaia reflete esse reconhecimento do setor de produções audiovisuais na nossa cidade.

O despertar da chamada “sétima arte” em Atibaia começou com a edição deste festival em 2006, hoje é reconhecido no Brasil e exterior, com parcerias em países como França e Portugal.

E esse é um dos nossos objetivos: tornar a cidade uma referência no circuito das realizações audiovisuais, mas principalmente contribuir para a formação de público e promover a produção cinematográfica local.

Além de servir como palco para a mostra de filmes, o Festival abre espaço também para o debate e a troca de experiências, fortalecendo o intercâmbio existente no circuito das realizações cinematográficas.

A implantação do projeto em nossas escolas municipais demonstra a preocupação da Prefeitura em garantir à população de Atibaia o acesso aos bens culturais. “Buscamos promover a diversidade cultural no município fomentando a produção audiovisual local, visando beneficiar principalmente nossas crianças. Esta é uma das metas de nossa gestão na área cultural e educacional”.

Agradecemos a todos os nossos apoiadores e parceiros por acreditarem no Festival de Atibaia desde a sua primeira edição, tornando nosso trabalho uma realidade.

José Bernardo Denig
Prefeito Municipal da Estância Turística de Atibaia

Ricardo dos Santos Antonio
Vice-Prefeito Municipal da Estância Turística de Atibaia

“A realização desta 6ª edição do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, sem dúvida foi a mais difícil de todas. As chuvas de janeiro e os problemas de liberação de verbas foram obstáculos a vencer. Mas a vontade, garra e a integração do poder público de Atibaia com a Difusão Cultural foram maiores e conseguimos realizar mais este sonho.

Produzir e fazer acontecer um Festival de Cinema no Brasil, sem apoio de grandes patrocinadores é quase uma missão impossível. Os guerreiros de Atibaia, não desistem nunca!

Parabéns a todos os personagens envolvidos na produção do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual!

Vamos festejar mais uma edição! Vocês também são protagonistas desta história!”

Edson Beleza Gonçalves
Secretário Municipal de Cultura e Eventos

Vitor Carvalho
Secretário Adjunto de Cultura e Eventos & Diretor Geral e Artístico do Festival

“A cada ano durante o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, aproveitamos para reencontrar os parceiros, partilhar novos projetos, idéias e conhecer novas pessoas.

Neste ano, queremos compartilhar o trabalho que estamos fazendo com relação à horizontalidade na estrutura administrativa da Difusão Cultural, com o objetivo de desenvolver e apoiar as expressões artísticas, fortalecendo o sentimento de pertencimento e identidade cultural dos bairros (comunidades), de forma horizontal e coletiva entre uma rede de colaboradores, na qual os trabalhos são compartilhados de acordo às necessidades, disponibilidades e engajamento de cada um, reconhecendo e preservando o patrimônio imaterial da cidade de Atibaia e Caatiba no Estado da Bahia.

Vem-nos à mente a importância do nosso patrimônio imaterial. Esse patrimônio do conhecimento humano, que ao longo da vida vamos acumulando, transformando, recriando, enfim o patrimônio existente em cada um de nós.

Vida longa ao Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual!”

Nicole Kubli
Diretora Geral da Associação de Difusão Cultural e do Festival

“Um ano após realizar o I Encontro Internacional dos Direitos do Público reunindo representantes de mais de 20 países, o Difusão Cineclube lança durante o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, a publicação dos anais deste histórico encontro.

A publicação contou com a colaboração de cineclubistas de todo o mundo e contempla ainda um detalhado histórico do processo de rearticulação do movimento cineclubista mundial, em especial, do cineclubismo ibero americano ocorrido ao longo dos últimos oito anos.

Neste processo, talvez como nenhum outro cineclube brasileiro, o Difusão Cineclube desempenhou um protagonismo fundamental ao apoiar e organizar em parceria com o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e a FICC – Federação Internacional de Cineclubes, alguns dos principais e mais significativos eventos de caráter nacional e internacional realizados nos últimos anos.

Existem hoje espalhados por todo o Brasil, centenas ou talvez milhares de cineclubes que como o Difusão Cineclube defende que o direito à cultura; às identidades e diversidades culturais; à fruição e acesso aos bens culturais; aos instrumentos e tecnologias de formação, informação e  comunicação; enfim, à participação no processo civilizatório, se inscrevem no rol dos direitos fundamentais do homem e devem ser garantidos a todos através de legislações específicas.

A luta pela universalização destes direitos é hoje a idéia central que move e anima não só o movimento cineclubista brasileiro, mas o cineclubismo mundial, do qual participam milhares de outros cineclubes, espalhados por mais de 70 países em todos os hemisférios da terra.

Nesta sexta edição do Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, o Difusão Cineclube reafirma seus compromissos com o cineclubismo brasileiro, ibero americano e mundial, ao sediar pelo quarto ano consecutivo o EIAC – Encontro Ibero Americano de Cineclubes, que já tem confirmado a participação de representantes de 14 países e que fortalecerá ainda mais a unidade de ação que vem sendo construída ao longo dos anos.

Como nos anos anteriores, esperamos que o encontro proporcione momentos de reflexão e debate, e resulte na reafirmação de nossos consensos e numa agenda de ações coletivas voltadas a ampliar ainda mais a Campanha Pelos Direitos do Público.”

Afinal,

O PÚBLICO SOMOS NÓS!

Bem vindos a Atibaia. Aqui, a gente se vê!

João Baptista Pimentel Neto
Produtor Executivo do 6º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual


SERVIÇO
6º FAIA – FESTIVAL DE ATIBAIA INTERNACIONAL DO AUDIOVISUAL

DE 8 a 15 DE MAIO de 2011

CENTRO DE CONVENÇÕES VICTOR BRECHERET

ATIBAIA – SÃO PAULO – BRASIL

ENTRADA FRANCA


Email: faia2011@cineclubes.org.br
Fone: 11.44024296

Visite também nosso Sítio na Internet

Subscreva e receba diariamente as notícias do nosso Blog
ou imediatamente através do Twitter

Participe da nossa Comunidade

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: